CURSO 2

(formato Adalberto de Paula Barreto)

A dor não surge apenas por estimulação
periférica, mas também por uma experiência
da alma, que reside no coração.” (Platão)

O marco teórico-filosófico que orientará a formação de facilitadores em vivências terapêuticas – “Cuidando do Cuidador – técnicas de resgate da autoestima” ancora-se principalmente na compreensão sistêmica do mundo e da vida do ser humano; na Pedagogia Freiriana, na Antropologia Cultural, na, entre outros recursos pedagógicos.

Este processo possibilita um novo olhar sobre si, sobre as relações interpessoais e o seu processo de trabalho, por meio do exercício da horizontalidade e da construção participativa do bem estar comum.

O curso é teórico-vivencial, voltado para trabalhar a pessoa do cuidador, para que ele possa cuidar de outros profissionais.

OBJETIVO:

  • Capacitar facilitadores de vivências do “Cuidando do Cuidador-Técnicas de Resgate da autoestima” visando prepará-los para o manejo vivencial de grupo, bem como trabalhar a autoestima, o alívio do estresse a valorização do autoconhecimento, a integração grupal, como recurso de transformação pessoal e social.

CONTEÚDOS TEÓRICO-VIVENCIAIS

  • Técnicas de autoconhecimento;
  • Técnica de redução do estresse/TRE;
  • Resgate da unidade do ser;
  • Trabalhando a Criança Maravilha/ Vitoriosa e a Criança Ferida;
  • O resgate da autoestima;
  • Técnicas corporais (bioenergética);
  • Trabalhando a agressividade e o perdão;
  • Pulsação da vida;
  • O túnel da confiança;
  • Massagens;
  • Trabalhando o masculino e feminino;
  • Vivências com respiração;
  • Meditações.

As vivências terapêuticas são trabalhadas partir da história pessoal e familiar dos participantes, com um olhar para as suas próprias emoções e inseguranças afim instrumentalizá-los para atuarem em suas comunidades e nos grupos com os quais irão trabalhar. Cada um (a) precisa aprender a lidar com suas próprias emoções, inseguranças e sofrimentos para conhecer suas limitações e possibilidades de intervenção.

O curso ajuda cada participante a tomar a distância necessária entre suas próprias emoções e as que irão emergir no seu trabalho em grupo.

CONTEÚDOS TEÓRICOS:

  • A arte de cuidar;
  • Os seis pilares da autoestima;
  • Resiliência;
  • Estresse;
  • Noções básicas de leitura corporal;
  • A importância da crise.

MÓDULOS:

05 Módulos – 20h/a (ou a combinar)

CARGA HORÁRIA:

Total das aulas teórico-vivenciais – 100h/a divididas em:

  • 80h/a teórico-vivenciais
  • 10h/a de estágio prático para quem deseja ser facilitador das vivências em grupos e comunidades.
  • 10h de intervisão (supervisão em grupo) do estágio prático

Observação importante:  para quem deseja apenas se cuidar, a carga horaria será de 80h/a e não haverá certificação.